segunda-feira, 16 de junho de 2008

Existe racismo no Brasil?

Seria certo assimilar racismo sem preconceito? Por que isso existe? Será que as pessoas não sabem conviver com as outras sem ter reações absurdas? Falar em racismo seria tocar num assunto muito visível no Brasil.
Vivemos em um mundo repleto de coisas absurdas, porém, o que mais se evidencia é o racismo, seja pela cor ou classe social. Na verdade, por que racismo se todos somos iguais e as únicas coisas que nos diferenciam são a simplicidade, humildade e o jeito de ser? Racismo é burrice e tolo é aquele que em vez de ajudar, compartilha para que isso de propague. Isso vai passando de pai para filho, as crianças aprendem desde pequenas a serem racistas, vendo programas, ouvindo piadas que seriam bem mais engraçadas se não ofendessem ninguém.
Racismo, preconceito, desigualdade não nos leva a nada, a não ser a ferir os sentimentos dos outros e mostrar quem realmente é. As pessoas pensam que quando estão sendo racistas estão lidando com animais, pensando que ninguém vai sofrer por causa disso, mas não é assim. A população desde já tem que ter consciência dos seus próprios atos, saber admitir quando está certa ou não. As pessoas se deixam levar por brincadeiras, sem perceber que certas brincadeiras para uns deve ser causa até de “morte”, não de corpo, mas de coração. Saber conviver com as pessoas é saber conviver consigo mesmo. Você não gostaria de passar na rua e ver alguém cuspindo no chão ao falar de seu nome, não é? Então, por que fazer isso com os outros?
Assim dizia a música de Gabriel, o Pensador: “Racismo é burrice e mais burro ainda é quem deixa isso se propagar pela mente dos outros.”
Autora: Carine Marília Santos Silva - 1º ano

Nenhum comentário: