quarta-feira, 18 de junho de 2008

Existe racismo no Brasil?

O Brasil tem um passado de colonização, o qual resultou em uma grande mistura de índios com raças de povos europeus e africanos, provocando uma difusão cultural e ideológica entre essas etnias.
Contudo, vêm prevalecendo no Brasil pensamentos raciais que provocam sentimentos de inferioridade aos povos mestiços, tornando-se um grande problema social. Esse preconceito fisiológico e morfológico possui uma idéia contraditória, comparada à realidade do país, pois se tratando do Brasil, esse planejamento é incoerente, por ser uma nação que engloba várias nacionalidades.
O racismo é um assunto que gera muita polêmica, principalmente referente ao passado do povo africano, o qual sofreu mais com a opressão racista, durando cerca de três séculos no país, resultando na morte de vários negros submetidos a trabalho escravo. Esse acontecimento é de grande relevância na análise do Brasil.
Não existem raças superiores e inferiores. Deve prevalecer a igualdade social e respeito na cultura e ideologia de todos os povos que habitam no país. As pessoas devem ter vergonha em querer adotar esse tipo de preconceito discriminatório, pois se trata de um país com considerado número de mestiços.
A população deve agir como pessoas íntegras, sem manter um pensamento racial.

Autora: Valquíria Martins Seixas - 1º ano

Nenhum comentário: