sexta-feira, 6 de junho de 2008

Estrangeirismo: exagero ou evolução da Língua?

O Brasil em toda sua história foi influenciado por várias culturas e por ser tão diversificado possui línguas e culturas herdadas de outros países e outros povos. É por essas influências que ainda estamos sendo atingidos. Essa gigantesca “influência” se deve aos avanços tecnológicos e à fácil comunicação entre o mundo.
O uso de outras línguas está sendo a principal a principal causa desse estrangeirismo, no cotidiano; falar palavras em inglês está se tornando um hábito normal. Uma das principais causas adveio da globalização, em que milhões de pessoas estão ligadas, seja pela tv, internet, jornal, revista e, como dizia Maquiavel: “O estrangeirismo é uma estratégia de destruição da identidade de um povo”, ou seja, perdemos a nossa cultura original para dar espaço a outras culturas.
Para evitar esse fenômeno, para tanto, na década de 90, o deputado Aldo Rabelo apresentou um projeto que visava a preservar a língua portuguesa, pois somos fortemente influenciados pelos países mais desenvolvidos e buscamos ser tais como eles, usando principalmente a sua língua (inglês, francês, espanhol).
Embora ainda essa influência seja forte, ainda somos inspirados pelo poder da mudança, da junção dos países e dentre esses fatos adquirimos a capacidade do aperfeiçoamento, da mutação, em que a língua é somente uma das tantas diversidades do mundo a ser difundida.
Autora: Jéssica de Santana Souza - 3º ano B

Nenhum comentário: