terça-feira, 23 de março de 2010

O uso do internetês - texto II

De um lado, os computadores modernos, internet, sites de relacionamento. De outro, livros, regras gramaticais e uma norma culta para escrever. Essa é uma preocupação dos educadores.

Por terem mais contato com outras pessoas através do “mundo virtual”, os jovens adquiriram uma forma mais simples de se comunicarem, usando abreviações e sinais, que indicam ações. Essa nova maneira de escrever é a forma em que criaram para ganhar mais tempo, ao invés de perdê-lo, tendo que explicar tudo detalhadamente, e também criar códigos facilitando ainda mais, nessa comunicação.

Porém, não são todas as pessoas que inseriram o internetês como uma nova linguagem, pois a mania está se tornando um grande vício, atrapalhando na aprendizagem da língua portuguesa e das suas regras. Infelizmente, os jovens acabam levando essa mania para o lado profissional, trazendo prejuízos por não utilizar corretamente os sinais e as letras, como manda o acordo ortográfico.

Uma forma para que essa mania não venha a prejudicar o futuro da nossa língua é que as escolas tratem do assunto e alertem sobre as conseqüências que possam sofrer, e saber o momento certo de utilizá-lo.

Autora: Vanessa Vieira - 3º ano

Nenhum comentário: