sexta-feira, 19 de março de 2010

A escolha da carreira profissional

A escolha da carreira vem sendo um grande problema para aqueles que estão saindo do nível médio para serem universitários, já que é abordada por várias questões que acabam sendo de grande relevância na hora final.

Por estarem arrodeados de “interrogações” as quais precisam de respostas para então clarear suas decisões, sempre na hora da escolha observam se o emprego é bem remunerado, porque quando a pessoa exerce um cargo que ganha bem conseqüentemente esse profissional vai se empenhar e vai fazer bem feito. Além disso, existem aqueles que escolhem para fazer o que gostam e futuramente vão ser grandes profissionais. Eles também analisam se o mercado vai favorecer para seu desenvolvimento como trabalhador, seja ele autônomo, empregado público ou privado.

Mas, às vezes, aparecem fatores como quando a família influencia na hora da escolha. Ela por sua vez determina que seu filho faça o que seu pai ou mãe sempre sonharam para eles, que por motivo maior não realizaram seu sonho e seus filhos ficam com medo de magoá–los. Perguntam a seus amigos, professores, opiniões para que escolham sua carreira e não seguem sua intuição, seus sonhos e realizações e por não opinarem no que realmente gostam, acabam se tornando profissionais frustrados.

Assim, a escolha da carreira é algo que a pessoa tem que pensar muito antes de tomar a decisão certa, para que no futuro não se arrependa.
Autora: Paloma Fonseca - 3º ano

Nenhum comentário: