quarta-feira, 3 de março de 2010

Adoção do sistema de cotas pelas universidades federais

Criado para tentar solucionar um problema, o sistema de cotas tomou grandes proporções e é palco para inúmeros debates que dividem a opinião pública.

Com a precariedade do ensino e estrutura das escolas públicas, o número de universitários oriundos dessas instituições é mínimo, sendo que quase todas as vagas são ocupadas pelos estudantes da rede particular. A adoção de cotas aumenta a oportunidade para pessoas que não têm recursos e estudam em escolas que não chegam ao nível das escolas privadas. As cotas se subdividem para negros e deficientes o que possibilita maior inclusão social para esses grupos que sofrem preconceito.

É necessário, porém, salientar que a adoção deste sistema acarreta alguns pontos relevantes. Com a sua utilização, muitos estudantes bem preparados deixam de ingressar na universidade, pois perdem sua vaga para um cotista. Além disso, tal modelo ao ser adotado inferioriza o estudante do nível público, subestimando a sua capacidade. A pontuação obtida por um estudante é o meio pelo qual se deve julgar se ele é apto ou não a entrar no meio acadêmico.

A sociedade deve perceber que o que tem de ser melhorado é o ensino médio e fundamental público e que não são as cotas que solucionarão o baixo ingresso de alunos da rede pública nas universidades federais.

Autora: Belonisa Maria Fraga Trindade, 3ª ano A

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