quinta-feira, 22 de maio de 2008

Estrangeirismo: exagero ou evolução da Língua?

A necessidade de manter relações desejáveis nas questões sociais, culturais ou econômicas entre diferentes nações é influenciada por aqueles que têm maior importância. O estrangeirismo da língua é um desses fatores e atualmente vem tomando espaço entre vários países do mundo.
Em virtude dessa influência, percebe-se que não se trata de algo novo, mas sim de uma herança iniciada desde épocas passadas, quando o latim, por exemplo, foi uma língua falada na comunicação de pessoas de diferentes nações, pois era produto de uma civilização com maior poder diante das outras. Terminada a superioridade do latim, começou a do francês. Era comum até a Segunda Guerra Mundial falantes de outras línguas utilizarem esse idioma para se comunicar. Saber falar e entender era uma marca de distinção entre os que não sabiam.
Com efeito disso, pode-se notar que o cotidiano atual está envolvido pela língua da maior potência econômica do mundo, o líder em qualquer espécie de arte ou ciência: os Estados Unidos da América. Em congressos internacionais realizados na maioria dos países do mundo, a língua utilizada é o inglês. Também é por isso que um produto, quando comprado numa loja de nome inglês faz o cliente sentir-se mais poderoso do que se estivesse comprando numa de nome brasileiro. O prestígio da língua da nação superior se transfere para a loja e para os produtos nela vendidos.
Diante de tudo isso, é necessário conscientizar-se e aceitar o fato de que a língua da nação no momento mais importante influi em todas as outras. Não se trata de um exagero, mas de uma adaptação para fins indispensáveis, principalmente na economia de um país.
Autor: Tiago Nascimento de Souza - 3º ano B

Um comentário:

Anônimo disse...

O inglês, de fato, tem grande influência sobre as outras línguas. Outro fator que dever ser notado é que não há somente a importação da língua, mas também da cultura estrangeira. Assim, as pessoas tendem a negar sua própia cultura.
Adorei a temática trabalhada no texto. É muito importante que as pessas tenham consciêcia de que,no mundo globalizado, o inglês é fundamental para uma interação com o meio. Porém, a aceitação do iglês como uma segunda línguas deve acontecer dentro de seus limites, não extrapolando para algo maior, como por exemplpo, a negação da identidade cultural.

Tiago, parabéns!

Sucesso. Torço por você.

Por: Marcos Roberio Nobre de Lima.
Acadêmico do 3º Período do Curso de Licenciatura em Letras - Portugês/Inglês da FJAV.