quinta-feira, 21 de maio de 2009

Progresso e miséria - texto II

Existem na sociedade atual dois processos que chamam a atenção, pois a cada dia as suas disparidades crescem bruscamente: o progresso e a miséria, principalmente por causa do sistema de economia global que vigora (o capitalismo).
O capitalismo tem grande responsabilidade na manutenção e no crescimento dessas duas situações, pois nele algumas pessoas conseguem o progresso através do trabalho de outras pessoas, que na maioria das vezes, vivem na miséria. Essa realidade é triste e pode ser mudada, mas o que se vê é o crescimento da população que vive miseravelmente e a diminuição do número de pessoas que obtêm o progresso, pois no capitalismo só o melhor consegue vencer.
Um exemplo claro entre diferenças do progresso e da miséria são os países; enquanto os EUA, a China e alguns países da Europa têm grande progresso, a maioria dos países da África vive em condições deploráveis. Para sanar isso é que existe a ONU (Organização das Nações Unidas), mas infelizmente seu trabalho não é bem executado. Isso acontece da mesma forma com os pequenos trabalhadores, que têm seus sindicatos para se defender, mas esses sindicatos não conseguem ter a ação que queriam.
Uma medida urgente a ser tomada para diminuir essas diferenças seria injetar dinheiro através da ajuda dos ricos para os lugares que não estão progredindo, para depois ser pensado um projeto a longo prazo que possa desenvolver e equalizar todas essas áreas.

Autor: José Emílio de Jesus Júnior - 1º ano A

Nenhum comentário: