terça-feira, 12 de maio de 2009

Progresso e miséria - texto I

"Ordem e Progresso". Tema da bandeira nacional brasileira, que é respeitada e idolatrada por todos. O progresso com o passar do tempo, está sendo alcançado. Aos poucos, o país está progredindo, inovando suas tecnologias, valorizando suas culturas e diversificando a economia.
Mas, do mesmo modo que inova, também ocorre do outro lado, algo que o progresso ainda não conseguiu mudar: a miséria. Desse modo, as contradições entre miséria e progresso ficam evidentes. Enquanto isso, acontecem investimentos que ajudam o país a melhorar. Novas tecnologias, novas descobertas, avanços nas comunicações, nas indústrias, nas áreas de trabalho, estão cresendo cada vez mais, na tentativa de modernizar e globalizar ainda mais o mundo atual. A busca pelas melhoras são crescentes e visíveis em todo o mundo.
Porém, diante de todo esse crescimento e transformações, nem tudo está perfeitamente certo. Da mesma maneira que o país vai progrendindo, a miséria também aumenta. Os índices de pobreza, desemprego e fome não diminuem. Acontece que as transformações não são aproveitadas por todos, e muitas vezes são usufruídas pela minoria que de alguma forma, tem esse poder e mais condições.
Desse modo, quando o país dá um passo à frente, ao mesmo tempo regride, pois ainda vive essa desagradável contradição.
Autora: Ianne Almeida - 1º ano A

Nenhum comentário: