quarta-feira, 7 de abril de 2010

A escolha da carreira profissional - Texto II

Afinidade e boa remuneração. São esses dois pilares que um jovem tenta conciliar ao optar qual profissão seguir. Muitas escolhas incertas neste momento podem gerar problemas futuramente.

Decidir-se por uma carreira é um momento crucial na vida de um jovem e que requer atenção e maturidade. Podemos citar vários aspectos que influenciarão na hora de escolher, tais como o mercado de trabalho, pois nem sempre o ofício pensado apresenta vagas na região onde se mora. Alguns seguem a poção desejada pela família, que na maioria das vezes não condiz com o que o vestibulando gostaria de exercer. Dentre todos os fatores, os mais importantes a serem pensados são a remuneração e a afinidade, já que encontrar uma área que atenda a esses dois fatores nem sempre é possível.

A pontuação obtida no vestibular é de suma importância, pois ela priva o estudante de determinados cursos que ele poderia optar e, além disso, estudar as matérias afins auxilia na profissão. Eleger a profissão errada pode resultar em problemas que se iniciam com a escolha e não terminam mais, pois ao começar o curso muitos estudantes percebem que não é aquilo que realmente desejam e têm que recomeçar. Outros continuam e tornam-se profissionais frustrados e mau desempenhadores do seu papel.

Para se chegar à melhor conclusão é preciso estar bem informado sobre os ramos propensos, ter orientação da escola e de professores, pois assim não sobrarão dúvidas que acarretem escolhas errôneas.

Autora: Belonisa Maria Fraga Trindade - 3º ano

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante!