segunda-feira, 12 de abril de 2010

A escolha da carreira profissional - Texto III

Insegurança, medo, ansiedade, confusão. É por tudo isso que muitos jovens passam diante do seu primeiro grande desafio: a escolha da carreira profissional.

A incerteza diante da escolha da carreira é algo totalmente normal, pois todos os jovens estão submetidos a pressões, o que gera dúvidas e o grande temor de que sua escolha não seja favorável. Muitos pais acham que o melhor para seus filhos está nas carreiras tradicionais, como medicina, direito e engenharia, e por isso acabam formando a ideia de que só esses cursos oferecem ganhos financeiros maiores e garantia de emprego, desvalorizando assim os demais cursos. Então, diante da pressão familiar e temor de desemprego, a incerteza aumenta, podendo levar à desilusão diante da carreira desejada e uma escolha equivocada.

A escolha da profissão apenas por causa da maior possibilidade de crescimento financeiro gera resultados indesejáveis, pois se não for levada em conta a afinidade com o curso, o universitário irá se deparar com algo de que não gosta, tornando monótono cada dia de aula ou de trabalho, gerando desinteresse. Ademais, tais profissionais, diante de qualquer conflito (falta de emprego, por exemplo), estão no caminho mais rápido para o abandono da profissão e consequente perda dos anos de estudo.

O mais importante para a escolha da profissão é analisar suas habilidades, se informar sobre os cursos e questionar o que se gosta de fazer, pois quem faz a escolha certa sempre chega ao sucesso.

Autora: Fabiolla Rocha - 3º ano

Nenhum comentário: