sábado, 19 de setembro de 2009

O desaparecimento dos jornais impressos - Texto II

O que está acontecendo com os jornais na atualidade? Quais são as causas da constante decadência dos mesmos no país? E em que implicam essas mudanças de hábito para a sociedade brasileira?

Indubitavelmente, os jornais vêm sofrendo uma queda brusca no número de leitores e isso tem ocorrido principalmente devido ao surgimento de novos meios de comunicação, como a televisão e a internet que são de fácil e rápido acesso. Além disso, outros fatores que dificultam a preferência pelos jornais são o fato de não serem gratuitos e as pessoas viverem em um ritmo acelerado imposto pelo cotidiano, não tendo muitas vezes tempo para ler.

Nesse sentido, ainda existem os analfabetos que por não terem uma educação adequada, dependem em sua maioria da televisão, como meio de informação. Porém, essa mudança de hábito tem um efeito catastrófico, tendo em vista que a mesma se tornará cada vez mais alienada, isto é, subordinadas às emissoras de TV, já que elas transmitem o que lhes é conveniente.

Em síntese, pode-se dizer que os avanços tecnológicos têm seus efeitos positivos e negativos e para tal é necessário dosar seu uso. Por isso, é preciso que exista o jornal impresso, tanto para promover a leitura em nossa sociedade como também o desenvolvimento do raciocínio, ou seja, o pensamento lógico e crítico de seus leitores.

Autor: Igor Melo - 3º ano

Nenhum comentário: