sábado, 6 de junho de 2009

A supervalorização da beleza em nossa sociedade

Antes de tudo, vale a pena ressaltar que beleza possui um conceito muito relativo, pois o que agrada a alguns, pode não chamar a atenção de outros. Entretanto, existem os chamados padrões de beleza que definem um ser humano como bonito ou não. E, devido a isso, algumas pessoas exageram na busca pelo corpo perfeito.
Indiscutivelmente, o Brasil é um dos países em que a população mais investe em estética, ou seja, valorizando assim mais a parte física do que mental. Pessoas passam horas por dia nas academias malhando exaustivamente e esquecem de valores muito mais importantes que regem nossas vidas como: respeito, responsabilidade e intelecto, já que são eles que nos engrandecem como pessoas e não o número ou tamanho da roupa que você veste.
Embora alguns procurem chegar à forma ideal, é preciso dosar o modo como se vai chegar até ela, visto que apenas o corpo não é essencial em nosso cotidiano. Temos que valorizar não só o corpo, mas também a mente, tendo em vista que ela nos mostrará diante da sociedade como pessoas cultas, capazes de lutar pelos nossos direitos e até mesmo nos impor ante a ela como pessoas dignas.
Em síntese, pode-se afirmar que beleza é necessária, mas não essencial ao ponto de esquecermos valores imprescindíveis à vida, pois são eles que nos tornam pessoas decorosas ante a família, ao trabalho, isto é, ante a sociedade.
Autor: Igor Henrique de Oliveira Melo - 3º ano

Nenhum comentário: