quarta-feira, 3 de junho de 2009

Os jovens e o uso do "internetês" - texto III

A internet é a rede mundial de computadores, onde milhões de pessoas navegam a todo momento: pesquisando, fazendo compras on-line, ou no bate-papo no MSN, em chats como o da UOL.
Os jovens de hoje estão cada vez mais "apressados", em virtude também da correria do dia-dia. Por isso, essa pressa dos adolescentes acaba influindo no seu jeito de escrever quando estão conversando com alguém pela internet, por exemplo. A preguiça faz com que eles abreviem inúmeras palavras, como no caso de vc(você); ksa(casa); pq(porque); 9dade(novidade), entre outros termos. Essa linguagem, se não for controlada, pode virar um vício, podendo ocasionar erros absurdos nas tarefas escolares, em concursos, em vestibulares, prejudicando o jovem
Por outro lado, essa linguagem abreviada pode ser um meio bem mais prático de comunicação entre internautas. A gramática condena esse tipo de linguajar como errôneo, mas, na verdade, esse jeito de escrita não é errada, apenas não está na forma culta, pois o importante é estabelecer a comunicação entre as pessoas. Além do mais, é até interessante ver a criatividade desses adolescentes em criar essas palavras.
Portanto, a linguagem da Internet não pode ser levada a sério como uma gramática pelos jovens, nem tampouco ser julgada como certa ou errada, é preciso estabelecer um limite para ela.

Autor: Paulo Otávio Souza Santana - 1º ano B

Nenhum comentário: