segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Fomos dominados pelas máqunas que inventamos?

De um lado, adventos tecnológicos que facilitam a vida e trazem comodidade. Do outro, esses objetos tornam-se indispensáveis e causam um certo grau de dependência. Esse é o paradoxo que se encontra, ao falar de tecnologia.

Dessa forma, a tecnologia é bem-vinda na vida do homem moderno, pois torna os afazeres do dia-a-dia mais fáceis, a exemplo da cafeteira e do microondas; aproxima pessoas de continentes diferentes, a exemplo da internet e é útil tanto para os negócios, quanto para o lazer, a exemplo do celular. Além disso, poucos são aqueles que imaginam suas vidas sem aparatos como esses, que deixaram de ser artigos de luxo, objetos de desejo ou sonhos de consumo e passaram a ser necessidade. Aliás, artigos de primeira necessidade, que se transformaram em “status” e meio de ascensão social, caso a pessoa tenha o artigo tecnológico exigido pelo momento.

Entretanto, assim como toda relação de dependência é prejudicial ao homem, a relação em demasia com máquinas também o é. Há casos em que as relações humanas ficam cada vez mais escassas, pois o contato entre as pessoas é perdido – prefere-se o contato virtual. A saber, perguntados sobre o que não podiam esquecer ao sair de casa, em torno de 50% dos entrevistados responderam celular. Itens como documentos e dinheiro ficaram em segundo plano. Pesquisas como essa demonstram o quão dependente o homem está da tecnologia. Além disso, não se pode esquecer que cada descoberta, cada invenção é efêmera. No mês seguinte, pode surgir um item que será cobiçado por todos.

Em suma, o domínio exercido pelas máquinas é notório e não tem preferência por idade ou sexo, visto que a facilidade de uso é evidente. Com isso, faz-se necessário estabelecer limites para o uso de tecnologias, pois o homem não espera ser robotizado, tampouco voltar ao tempo das cavernas.
Autora: Carmem Emanuela S. Silva - 3º ano A

2 comentários:

Anônimo disse...

legal e é tudo verdade mesmo massa!!

Anônimo disse...

ótimo me ajudol muito obrigada.