segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Violência urbana

O mundo, devido ao crescimento que vem apresentando, está se deparando com diversos problemas que afetam o homem e o meio ambiente em que vive. Entre estes problemas, destaca-se o preocupante aumento da violência urbana.
Essa realidade não surgiu de forma repentina nem de maneira inexplicável. Ela é inserida em fatores histórico-sociais e é reflexo da situação de um país. A cada ano, é crescente o número de pessoas envolvidas com drogas e crimes, não só de classe baixa, como também de classe média, demonstrando que ter dinheiro não é sinônimo de não se envolver com o tráfico. Tais adolescentes podem entrar no mundo dos entorpecentes por problemas familiares, psicológicos ou até por influência dos amigos. O que também contribui para a violência é a falta de empregos e oportunidades. Não achando maneira de sobreviver, várias pessoas vêem na criminalidade a solução para os seus problemas.
Todos esse fatores resultam em assassinatos, assaltos em qualquer lugar e qualquer hora, seqüestros, entre outros. A população tenta se defender como pode, seja com cercas elétricas, cães ou até mesmo se armando. A violência tende a aumentar gradativamente e cabe às autoridades tomar providências para solucionar essa questão. Melhorar a remuneração e o treinamento de policiais, adotar planos de segurança eficazes, punir corruptos que estão nesse trabalho, rever algumas leis e criar outras mais enérgicas, dar oportunidades de melhores condições de vida às pessoas, são medidas para resolver essa problemática.
Espera-se então que a violência e suas causas sejam contidas, num trabalho conjunto da população e autoridades, a fim de que a tranqüilidade possa pairar sobre a vida das pessoas.
Autora: Belonisa Maria Fraga Trindade - 1º ano

Nenhum comentário: